quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Eleições do DCE balança os muros da UFMG


O Jornal de Ontem é uma ferramenta política a favor da democracia. Estamos vivendo neste momento um glorioso e sem precedentes fato: As eleições do DCE.
Temos uma disputa acirrada entre 4 chapas, que percebemos 3 na mesma vertente ideológico-materialista-histrico-dialético; do outro lado temos outra que se apresenta como uma mudança de paradigmas no conceito politico-material revolucionária.
A chapa de situação se chama para além dos muros, que saiu de cima do muro e levou um tombo quando sua atitude de protestar contra a taxa da fump causou o caos financeiro da instituição. Percebemos que a chapa é de expressão, "possui o saco roxo", que encheu bastante nosso saco na saída da escada durante toda essa semana.
Seguindo a mesma linha; temos na oposição do lado direito do ringue, pesando mais de 130 integrantes etá a chapa Outras Palavras. Parece que apesar de outras palavras a atitude é a mesma de um certo multirão que se empenhou em endividar o DCE... Mas, isso é apenas especulação. Essa chapa representa sobretudo a nossa velha e querida UNE (União Não Exclarecida), que hoje se mostra com outras palavras bem diferentes de 1968.
Do lado radicalmente a esquerda do ringue temos um brado que clama por fazer mais barulho. Não são as outras palavras de Caetano, mas a Voz Ativa de Chico! Ao estudar os panfletos não deixamos de sentir uma pontada de foice no coração e um martelo na cabeça que toca no ritimo dos embalos dos anos 70: "Caminhando e cantando..."
Muita voz ativa esse pessoal tem, seu mascote Marcelo D2 não deixa negar: "Vão fazê barulho, porra!". Mas dizem que o mascote prefere a Voz Sativa...
Bom, até então fica dificil perceber as diferenças, não é mesmo? Mas algo de revolucionario se apresenta como: Chapa Trans.
Transparencia é a grande plataforma deste pessoal, que alias não existe. A não existencia de membros é o que permite toda a transparencia e transcendencia das velhas ladainhas ideológicas que todos estamos cansados. O existir e o não-existir se confundem nessa chapa que é simbolo do pós-contemporaneo que poucos seres humanos puderam experimentar.
Transcendencia é o grande meio, assim seria possivel ver um novo DCE atuante na vida dos estudantes.
Transa é o objetivo final, que semeará as futuras gerações que poderão criar um novo mundo, baseado nesses três T que compõe a chapa 3.
Está claro que uma grande mudança está para acontecer pois temos 3 chapas dizendo o mesmo de maneiraas diferentes e uma revolucionando não só com palavras mas com seu proprio misterio de existencia unida à não-existencia. Temos uma eleição existencial!

Um comentário: